Buscando divulgar as atividades realizadas pelo Pibid em nossa escola, apresentei o poster, a seguir, a fim de mostrar os trabalhos que estão dando bons resultados, os alunos envolvidos no projeto sentem-se muito satisfeitos e participam com muito interesse, continuem assim pibidianos.
PRÁTICAS DO PIBID NA ESCOLA OSVALDO AMARAL
Lívia Conceição Nunes MachadoFerri[1]
Ms. Anilda Machado de Souza[2]
Dra. Ligia Beatriz Goulart
Introdução: A parceria da
Faculdade Cenecista de Osório - CAPES possibilitou a inserção da Escola de
Ensino Fundamental Osvaldo Amaral no PIBID. Acadêmicos dos cursos de Pedagogia,
Letras e Matemática têm a oportunidade de realizar atividades de iniciação à
docência na escola através do desenvolvimento de projetos de acordo com cada
área das respectivas licenciaturas. Através dessa parceria fui selecionada para
acompanhar o projeto na escola na condição de bolsista supervisora.
Objetivo: Como supervisora do PIBID minha função é estreitar
os laços entre a direção, supervisão, professores da escola e os bolsistas,
pois para muitos essa é a primeira oportunidade de contato com a escola.
Metodologia:
A atuação dos alunos na escola
pressupõe momentos de monitoria em sala de aula, planejamento de oficinas, onde
estamos sempre em contato trocando idéias, com objetivo de propiciar a
iniciação à docência. O projeto de Pedagogia é voltado para a aquisição da
leitura e da escrita e a inserção das novas tecnologias para tanto, são
realizadas monitorias e oficinas com os alunos, bem como a realização de projetos
de pesquisa. Letras, tem como foco principal o desenvolvimento da oralidade, no
turno oposto, com alunos das séries finais do ensino fundamental, são
realizadas oficinas do Projeto Tagarela com a finalidade de estimular a
habilidade de comunicação, a desinibição, a formação social, bem como
atividades que desenvolvem a expressão. O curso de Matemática, contempla uma
proposta de monitoria em sala de aula com turmas finais do ensino fundamental e
aplicação do projeto Matematizando, em turno oposto, onde os alunos buscam
novas atividades, fazem descobertas a respeito de conhecimentos matemáticos,
procurando relacionar teoria à prática.
Resultados:
Os pibidianos da escola são muito
atuantes, dedicados, promovem entre si troca de experiências, divulgam os trabalhos
realizados, bem como participam das atividades propostas pela escola, por isso,
com certeza, a experiência vivenciada na escola tem contribuído na sua formação
profissional, bem como a importância desse trabalho na vida escolar dos alunos
da escola Osvaldo Amaral, os participantes do projeto gostam muito de todas as
oficinas desenvolvidas e tem satisfação em integrar este grupo atuante.
REFERÊNCIAS:
TARDIF,
Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional, Editora:Vozes, 2005.
[1] Bolsista Supervisora PIBID E.M.E.F.Osvaldo Amaral - livia.ferri@terra.com.br
2 Coordenadora PIBID Pedagogia – souzah@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário