domingo, 1 de julho de 2012

DIVULGANDO O PIBID DO OSVALDO AMARAL

                  Buscando divulgar as atividades realizadas pelo Pibid  em nossa escola, apresentei o poster, a seguir, a fim de mostrar os trabalhos que estão dando bons resultados, os alunos envolvidos no projeto sentem-se muito satisfeitos e participam com muito interesse, continuem assim pibidianos.

                    

                       PRÁTICAS DO PIBID NA ESCOLA OSVALDO AMARAL
Lívia Conceição Nunes MachadoFerri[1]
Ms. Anilda Machado de Souza[2]
Dra. Ligia Beatriz Goulart






Introdução: A parceria da Faculdade Cenecista de Osório - CAPES possibilitou a inserção da Escola de Ensino Fundamental Osvaldo Amaral no PIBID. Acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Letras e Matemática têm a oportunidade de realizar atividades de iniciação à docência na escola através do desenvolvimento de projetos de acordo com cada área das respectivas licenciaturas. Através dessa parceria fui selecionada para acompanhar o projeto na escola na condição de bolsista supervisora.
            Objetivo: Como supervisora do PIBID minha função é estreitar os laços entre a direção, supervisão, professores da escola e os bolsistas, pois para muitos essa é a primeira oportunidade de contato com a escola.
            Metodologia: A atuação dos alunos na escola pressupõe momentos de monitoria em sala de aula, planejamento de oficinas, onde estamos sempre em contato trocando idéias, com objetivo de propiciar a iniciação à docência. O projeto de Pedagogia é voltado para a aquisição da leitura e da escrita e a inserção das novas tecnologias para tanto, são realizadas monitorias e oficinas com os alunos, bem como a realização de projetos de pesquisa. Letras, tem como foco principal o desenvolvimento da oralidade, no turno oposto, com alunos das séries finais do ensino fundamental, são realizadas oficinas do Projeto Tagarela com a finalidade de estimular a habilidade de comunicação, a desinibição, a formação social, bem como atividades que desenvolvem a expressão. O curso de Matemática, contempla uma proposta de monitoria em sala de aula com turmas finais do ensino fundamental e aplicação do projeto Matematizando, em turno oposto, onde os alunos buscam novas atividades, fazem descobertas a respeito de conhecimentos matemáticos, procurando relacionar teoria à prática.
            Resultados: Os pibidianos da escola são muito atuantes, dedicados, promovem entre si troca de experiências, divulgam os trabalhos realizados, bem como participam das atividades propostas pela escola, por isso, com certeza, a experiência vivenciada na escola tem contribuído na sua formação profissional, bem como a importância desse trabalho na vida escolar dos alunos da escola Osvaldo Amaral, os participantes do projeto gostam muito de todas as oficinas desenvolvidas e tem satisfação em integrar este grupo atuante.


REFERÊNCIAS:
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional, Editora:Vozes, 2005.

[1]    Bolsista Supervisora PIBID E.M.E.F.Osvaldo Amaral - livia.ferri@terra.com.br
            2 Coordenadora PIBID Pedagogia – souzah@hotmail.com
[2]          Co-orientadora PIBID Pedagogia – ligiabg@terra.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário