terça-feira, 7 de agosto de 2012

XVI Fórum Internacional de Educação

                        Nos dias 1º, 2, 3 de agosto, ocorreu o Fórum de Educação na cidade de Osório com o tema : ESCOLA : ESPAÇO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL, como profissional da educação estamos sempre em busca de atualização, participei na manhã do dia 1º do Relatos de experiências educativas, Construindo saberes no Marquês, onde destaco os principais tópicos:
                               * O mundo é bem mais que disciplinas isoladas!!! ( destaca a importância da interdisciplinaridade), um trabalho de participação que cada um com suas diferenças contribui muito para o trabalho dar certo, destacando a importância de um grupo de estudos.
                                            * Importância dos 4 pilares da educação:
                                               - Aprender a ser; 
                                               - Aprender a conhecer;
                                               - Aprender a fazer;
                                               - Aprender a conviver;
                                            Ao término dos relatos foi entregue um livro "Ressignificando conteúdos,
                                           conceitos e práticas", onde o grupo de professores apresentam os trabalhos
                                            realizados com suas turmas de forma contextualizada na sala de aula.
                       Na tarde do dia 1º participei da palestra  Escola: lugar e momento para desenvolver competências, onde destaco:
                                         - Importância do professor pesquisador;
                                         - " Escola como espaço de reflexão, de ação e de rompimento com modelos determinados."
                                           -Habilidade: processo interno do aluno, classificar, informações de um texto, durante as aulas ele tem habilidade.
                                                - Competência: com aquela habilidade que ele desenvolveu ele consegue fazer, toma consciência de como se faz, em uma prova ele mostra competência.
                                                - Rediscutir a forma como estamos trabalhando em sala de aula. Ser humano é interdisciplinar.
                                                    - Escola e Metodologia, é difícil ensinar a aprender, requer enxergar o outro de forma diferente, onde sugeriu o livro: A geografia em projetos curriculares da editora Edelbra, apresenta-se também em outras disciplinas por exemplo A matemática em projetos curriculares. 
                                                         - Adorei foi muito gratificante esta tarde.

               No dia 02 de agosto participei do curso Etnomatemática e currículo escolar, onde destaco alguns tópicos:
                                     - Ensino de matemática ou Educação Matemática, existem diferenças ou é simplesmente uma substituição de vocabulário?
                                                 - Ensino centrado na técnica
                                                 - Educação = técnica + dimensões sociais/ políticas e culturais.
                                                 - Questionamentos:  - Por que as crianças resolvem problemas matemáticos " na rua" e erram na escola???
                                                  - Etnomatemática - apresenta duas concepções
                                                           - D'Ambrosiana              - Pós estruturalista
                                                   - D'Ambrosiana  - emerge na década de 70 alimentada pelo desejo de uma Educação Matemática mais humana, histórica e cultural; Etno + Matemática; é a arte ou técnica (tchné= tica) de explicar, de entender, de se desempenhar na realidade (Matema) dentro de um contexto cultural próprio (etno) ; 
                                                       - Temáticas de pesquisa:
                                                       - Etnomatemática e educação indígena;
                                                       - Etnomatemática e formação de professores;
                                                        - Etnomatemática e educação rural;
                                                        - Etnomatemática e educação urbana.
                                                        - Indicação nos PCN's;
                                                        - Publicações INEP/MEC;
                                                         - Reconhecimento pelos pesquisadores em histórias da Matemática;
                                                         - Dez anos depois.... A perspectiva pós- estruturalista:
                                                         - Knijink.Gelsa, Educação Matemática, 2006. Educação matemática, cultura e conhecimento na luta pela terra.
                                                           - Objetivo das pesquisas: Identificar os saberes matemáticos presentes em tais práticas, analisando os diferentes modos de os integrantes das comunidades operarem com esses saberes. Referencia teórico utilizado pelos alunos; 
                                                            - Colocar sob suspeição a pretendida neutralidade da matemática acadêmica e da matemática escolar.
                          Foi muito bom retomar, pois fiz minha especialização voltada para a Etnomatemática. 
                           
                             No dia 03 participei da oficina aprender, contar e jogar - saberes matemáticos, direcionando ao pensar, a reflexão, voltado para questões de raciocínio lógico, análise combinatória, aplicação dos blocos lógicos nas séries iniciais, reflexão sobre multiplicação, onde destaca três ideias importantes do princípio multiplicativo: * montes iguais;  * conceito de filas e colunas; * quantas possibilidades existem ( combinação de roupas; cores; figuras);

                                            

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